Hoje foram publicados dados através da Avaliação Nacional de
Alfabetização (ANA), onde 22,21% dos estudantes do 3° ano do ensino
fundamental foram classificados como analfabetos funcionais.
Dentre
outros dados, outra porcentagem alarmante, cerca de 34% destes mesmos
alunos compreendem o sentido do texto, mas não conseguem encontrar
informações explícitas, caso elas estejam no meio ou no final do que
estão lendo.
Quanto à capacidade de escrita, 34,46% dessas crianças não
conseguem escrever um texto coeso ao tema proposto e somente 9,88% dos
estudantes dessa faixa etária conseguem atender as expectativas
avaliadas na pesquisa.
Esses dados indicam mais uma vez os devastadores
efeitos da "Pedagogia do Oprimido", método defendido em sua obra
homônima, em que Paulo Freire, o patrono da educação tupiniquim,
promoveu uma lobotomia em escala nacional, tornando o âmbito acadêmico
um umbral inadequado para o aprendizado de português ou matemática, por
exemplo, mas de reprodução instantânea de militantes formados para
defender a luta de classes, o sistema de cotas e as injustiças
promovidas pelo nefasto sistema capitalista.
Seria cômico se não fosse
trágico, mas pouco antes da divulgação de tais dados, a Unidade Escolar
Paulo Freire, localizada em Marrecas, zona rural do Piauí, teve o pior
desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014.
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